Champions é sinónimo de Cristiano Ronaldo e cumprindo a tradição já está nos dezasseis avos da Liga dos Campeões… Asiática. Além do astro português outros habitués também seguem na prova, como Benzema, Sadio Mané ou até Crespo. Sim, esse Crespo. Não como avançado, mas como treinador do Al Ain, equipa dos Emirados Árabes Unidos.
Terminada a fase de grupos da zona Este da Liga dos Campeões, das quatro equipas da Arábia Saudita, três venceram os respetivos grupos, Al Ittihad, Al Hilal e Al Nassr. O Al Fayha ficou em segundo. Na próxima fase do Médio Oriente também estão presentes duas equipas que já venceram esta competição. Al Ain (EAU) – 02/03 – e o Al Sadd (QAT) – 88/99 e 2011.
O companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo e antigo jogador do SL Benfica, Anderson Talisca, é o melhor marcador da prova, com oito golos marcados. No Al Hilal está o jogador com mais assistências (6), Moha Al Burayk.
A fase de grupos da zona Oeste termina a 13 de dezembro.
Três curiosidades…
1. O Al Hilal, da Arábia Saudita, é a principal equipa da competição. O emblema orientado por Jorge Jesus já chegou a nove finais e venceu por quatro vezes, em 1991, 1999–2000, 2019 e em 2021, com Leonardo Jardim como timoneiro.
2. A primeira edição desta competição disputou-se em 1967 tendo saído vencedor o Hapoel Tel Aviv FC. Mais insólito ainda. A equipa apenas disputou a final, tendo vencido por 2-1 (com um autogolo adversário e o tento da vitória conseguido de grande penalidade). Esta equipa israelita não é a única a perfilar no corredor dos vencedores da competição provenientes daquele país. O Maccabi Tel Aviv venceu em 1969 e 1971. O Homem, entretanto, intrometeu-se na geografia e desde 1974 as equipas e seleções de Israel de futebol deixaram de competir na Ásia. Inicialmente integraram a Confederaçõa da Oceania e, desde 1991, fazem parte da UEFA.
3. A edição deste ano conta com a participação do Ventforet Kofu, uma equipa japonesa que disputa a segunda divisão e que conseguiu a sua presença na Liga dos Campeões depois de vencer, na época passada a Taça do Imperador. No próximo Gambito iremos falar mais sobre estes japoneses.