E a findar o ano da graça de 2023, Cristiano Ronaldo, com 38 anos, é quem mais golos soma. Mbappé, Kane, Haland (que ainda o pode ultrapassar) faturaram menos que o Bolas de Ouro português.
Ronaldo tem 53 golos. Kane e Mbappé 52. Haaland ainda pode somar mais aos atuais 50.
Obviamente que estes números provocam comentários em que tal só é possível porque participa num campeonato menos competitivo.
Será? Ronaldo marcou 14 golos na estreia na liga saudita. Na segunda metade do ano – e na corrente época – CR7 marcou 19 golos no campeonato, um na King’s Cup, três na Champions Asiática e seis na Arab Champions Cup. Neste ano, por Portugal, Ronaldo marcou dez (5+5).
Comparemos, principalmente a corrente época, Ronaldo que partilha balneário com Sadio Mané a adversários como o Bola de Ouro de 2022, Benzema, as estrelas brasileiras, Neymar e Roberto Firmino, e um dos melhores avançados europeus da atualidade, Mitrovic.
O sérvio soma 16 golos (-3) na liga, três na Taça do Rei (+1) e cinco na Champions (+2). Curiosamente, pela seleção também marcou cinco. Firmino tem apenas três marcos na liga, em 16 jogos… Neymar nos cinco jogos disputados marcou uma vez. Benzema marcou 9 no campeonato (-10), um na Taça (=), três na Arab Champions Cup (-3) e não marcou na Champions. O colega de equipa Mané nem é o que mais golos marca no Al Nassr a seguir a CR7. Mané soma oito golos no campeonato. Talisca 11.
Defrontar adversários com menor potencial pode facilitar somar mais golos. Porém, convém que a própria equipa consiga acompanhar o nível. É só recordar Pauleta. Tivesse ele outros que não Figo ou Rui Costa a seu lado e o açoriano provavelmente não seria recordado pelos anúncios publicitários a bolas de queijo. Pesquisem os números dele no PSG para tirar a teima.
Em relação a Kane, Mbappé e Haaland.
Kane marcou 21 na Bundesliga e quatro na Champions. No primeiro semestre, ainda no Tottenham, o avançado inglês marcou trinta na liga e um na Taça. Por Inglaterra somou oito.
Mbappé começou o ano apontado ao Real Madrid. Fez sete na Liga dos Campeões, 29 na Ligue 1 e cinco na Taça. Depois de um defeso em que acabou por continuar em França, o campeão do mundo e europa somou 18 golos na liga e três na Champions. Por França marcou nove vezes.
Haaland ainda pode igualar ou ultrapassar Ronaldo. Dia 30 o City defronta o Sheffield. Mas também nesse dia, CR7 fecha 2023, frente ao Al Taawon. E só aí ficam fechadas as contas do melhor marcador do ano 2023.