A nova competição de clubes

Colocar Nos Favoritos

Partilha

Aí está a nova competição de clubes 

Depois de muitos avanços e recuos, as melhores equipas do continente vão finalmente reunir-se e disputar um torneio paralelo à Liga dos Campeões. E não querem saber da UEFA para nada! 

Acalme-se o leitor mais entusiasmado com a ideia da Super Liga europeia. Escrevo sobre a African Football League, uma competição criada debaixo do guarda-chuva da CAF e FIFA, com pontapé de saída marcado para 20 de outubro, às 15h (GMT), em Dar es Salaam, Tanzânia. Frente a frente Simba SC e Al Ahly FC. 

A competição foi oficialmente anunciada a 3 de julho de 2022, com o objetivo de fazer crescer o valor do futebol em África através de investimentos, patrocínios, fundos de desenvolvimento e infra-estruturas melhoradas. 

Inicialmente era suposto contar com 24 equipas, baseando-se num sistema de promoção/despromoção, com a final a ser a Super Bowl de África. Porém… começa já na fase de eliminatórias, apenas com oito equipas, a saber: Simba SC (Tanzânia), Al Ahly (Egipto), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Petro de Luanda (Angola), TP Mazembe (República Democrática Congo), Es Tunis (Tunisia), Enyimba International (Nigeria) e  Wydad Casablanca (Marrocos).

Os prometidos $100m pela CAF foram consideravelmente reduzidos. Em vez do clube vencedor receber $11.5m, o prémio será de $4m, ainda assim a mesma quantia que recebe o vencedor da liga dos campeões africana, tendo de disputar menos jogos. 

As comparações à super liga europeia ficam só por se tratar de uma nova competição de clubes a nível continental. Esta não surge da vontade dos clubes mas dos presidentes de FIFA e CAF, Infantino e Motsepe. 

O jornalista Njabulo Ngidi em declarações à Al Jazeera fala que “não seria sexy” relançar a Liga dos Campeões, “nem algo grande como legado” por parte destes senhores, considerando esta criação em “acto de vaidade”. 

Certo é que até 11 de novembro rola a bola pelos campos de África, na Liga de Futebol Africana. 

Ler +

Exclusivos