Emilia Romagna abre expectativas e mostra um Stroll bem aguerrido

Colocar Nos Favoritos

Partilha

Depois do triunfo de Lando Norris em Miami, muitos consideraram que tinha sido um evento único, que beneficiou (e é verdade) do safety car, que a Red Bull continua a léguas de distância. Mas, o Grande Prémio Emilia Romagna, em Itália – a 7.ª prova da temporada – veio demonstrar que podemos ter um campeonato do Mundo de Fórmula 1 bem diferente daquele que toda a gente esperava, até os próprios intervenientes. A forma como o McLaren de Lando Norris ‘apertou’ com o Red Bull de Max Verstappen abre expectativas para o que resta da época. Mais uma grande corrida do piloto e da marca britânicos que cruzaram a bandeira de xadrez a escassos 0,7 segundos do vencedor.

No entanto há que dar todo o mérito ao tricampeão do Mundo e à sua equipa, pois se nos primeiros dois treinos livres, Verstappen saiu mais vezes de pista que em, praticamente, na totalidade dos últimos três anos, ao chegar à qualificação e à corrida, o monolugar da marca de bebidas energéticas parecia completamente revigorado e assim o demonstrou. Mais uma pole-position, a sétima consecutiva, igualando um recorde de Ayrton Senna (homenageado durante o fim-de-semana, pois foi nesta pista que faleceu há 30 anos, a 1 de maio). Depois, no Grande Prémio conseguiu fazer o habitual na primeira parte da corrida, ganhando uma distância considerável, mas o final de prova de Lando Norris é espetacular e isso é que abre o apetite para o que aí vem.

PS: não é no Mónaco, porque já se sabe que a qualificação é que importa, mesmo que possa haver surpresas…

Lando em pés de veludo e Stroll com botas de trabalho

O piloto britânico da McLaren lá vai fazendo o seu caminho e, neste momento, apesar de a distância ser significativa, lá vai, em pés de veludo, fazendo a sua aproximação aos lugares da frente no campeonato do Mundo de pilotos. Por agora, é a maior ameaça ao reinado de Max Verstappen, sem grande margem para dúvidas. Sendo que vai escalando pela classificação e já tem o segundo lugar, ocupado por Charles Leclerc a somente 12 pontos. A ultrapassagem a Sérgio Pérez não deve demorar muito, pois o piloto mexicano da Red Bull está a entrar, novamente, numa fase muito má, se bem que valeu o esforço feito para terminar este Grande Prémio Emilia Romagna na oitava posição.

No campeonato dos pequeninos (se me permitem a expressão) e, tendo em conta que a Aston Martin vai perdendo terreno entre as tais cinco equipas mais fortes, esta corrida merece uma menção honrosa para Lance Stroll. O piloto canadiano e a equipa, claro, arriscaram na estratégia, mantendo o primeiro turno de pneus médios até ao limite e colheram os resultados. Stroll foi buscar o nono posto e os dois pontos consequentes, numa prova em que Fernando Alonso não contou para o Totobola foi o companheiro de equipa a arregaçar as mangas e a dar pontos preciosos à equipa.

Ainda nova (que não é novidade) salva de palmas para Yuki Tsunoda que fez mais uma grande corrida, garantindo o décimo posto e o pontinho. Com isto, em sete Grandes Prémios, a V-Card já soma 20 pontos, estando logo atrás da Aston Martin e o piloto nipónico – que está a realizar um início de temporada excecional (à atenção de Sérgio Pérez e da Red Bull) -, já contabiliza 15 pontos fechando o top-10 do mundial de pilotos.

Ainda houve espectáculo e não só do bom

Num circuito de Imola (tal como sucede no Mónaco, mas menos um bocadinho) em que é complicado ultrapassar e no qual apenas há uma zona de DRS, ainda se assistiram a algumas boas ultrapassagens, até fora dessa zona, mas (podem considerar-me parcial… Ehehehe) para mim fica esta no vídeo abaixo para que todos apreciem.

De notar que a Mercedes, tendo em conta tudo o que foi, continua a passar uma enorme travessia no deserto, mas lá vai garantindo que é a melhor quarta equipa da grelha (sobreolho levantado), graças ao mau arranque da Aston Martin, ainda acrescento…

Voltando ao espetáculo e também para relembrar da notícia que Alex Albon renovou com a Williams até 2026 (a grelha para a próxima época já se vai compondo), observem bem, em mais um vídeo, como a equipa britânica anda à nora e podia ter comprometido a vida, ainda mais, ao seu melhor piloto que ainda os faz sonhar com a conquista de pontos.

Ler +

Exclusivos